Olá, meu nome é Leonardo Carrijo. Iniciamos em Goiânia no ano 2000 com sistemas de gestão para o setor da moda: vestuário, calçados e acessórios. Eu e meu sócio vínhamos de uma experiência anterior de 7 anos em outra empresa de software, trabalhando na mesma área. Já são portanto mais de 25 anos de experiência! Quanta coisa mudou neste tempo…
A CHEGADA DA INTERNET
Em 1995 eu já trabalhava com informática quando a internet chegou ao Brasil. Eu tinha acabado de entrar para o curso de Ciências da Computação na Universidade Federal de Goiás. Tive a oportunidade de acompanhar a revolução da internet desde o início. Logo de cara percebi que o acesso à informação iria mudar dramaticamente. Bastava uma rápida pesquisa no Altavista sobre qualquer assunto (o Google ainda não existia) pra você ter centenas de páginas como resposta.
Não demoraria muito pra ficar bem claro pra mim que a internet iria revolucionar não só o acesso à informação. A mudança seria muito mais ampla e abrangente. Fiquei sabendo através de professores que tinham feito doutorado no exterior que eu poderia comprar livros de informática, na edição original em inglês, direto pela internet, ao invés de esperar anos pela tradução em português.
O INÍCIO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
Fiz um cartão de crédito internacional e, ainda em 1995, realizei minha primeira compra pela internet, de uma livraria americana que eu nunca tinha ouvido falar, mas que vários professores diziam ser 100% seguro. Os livros demoraram mais de 1 mês pra chegar, nesta época cruzavam o Atlântico por navio e o frete era bem mais caro que hoje. A livraria até então desconhecida atualmente vende de tudo pela internet e acabou se transformando na maior empresa de comércio eletrônico do mundo: a gigante Amazon!
Nesta época eu me lembro de pensar que o e-commerce era perfeito para vender livros, CDs e alguns outros tipos de produtos baratos e padronizados. Mas achava que seria impossível vender roupas pela internet. Quem compraria sem poder vestir antes? E se não servisse? E se não gostasse do tecido ou do caimento? Parecia uma barreira intransponível. O futuro mostraria que eu estava totalmente errado em relação a isto.
O NASCIMENTO DA VEGA SISTEMAS
Completei minha graduação em 1999, sempre trabalhando em paralelo e estudando nas madrugadas adentro pra conseguir acompanhar o ritmo alucinante das aulas. Desde o início o meu objetivo era empreender. Escolhi criar do zero um sistema de gestão como trabalho de conclusão de curso: análise, projeto e desenvolvimento. Foram 2 anos de muito trabalho e no final fui aprovado com menção honrosa. Agora eu já tinha um produto pronto para ser lançado no mercado.
No ano 2000 havia chegado a hora de realizar um sonho e abrir a minha própria empresa. Nesta época, depois de um grande crescimento na década de 90, Goiás já era o 3º maior polo de moda do Brasil, atrás somente de São Paulo e Paraná. Goiânia representava mais de 80% do total de indústrias do segmento em Goiás. O futuro era bastante promissor!
O MARKETING DIGITAL
Os primeiros anos como empreendedor não foram nada fáceis. A universidade me deu a qualificação técnica para o criar softwares de qualidade mas não me ensinou nada sobre vendas e marketing. Continuei estudando por conta própria depois de graduado com o objetivo de aplicar estes conhecimentos internamente na empresa. Com isto, sem saber, eu estava me preparando para uma realidade que se consolidaria anos mais tarde.
Por volta de 2006 tive minhas primeiras experiências sérias com marketing digital. Foi nessa época que comecei a investir em divulgação online através do antigo Google Adwords. Percebi que os fundamentos do marketing continuavam os mesmos, mas a internet estava expandindo drasticamente os horizontes da publicidade.
A ERA DAS REDES SOCIAIS
Em 2008 entrei na onda das redes sociais e como muitos outros brasileiros criei uma conta no Orkut, que mais tarde viria a ser adquirido pelo Google. Mais do que ver fotos de amigos ou participar de comunidades com nomes engraçados, meu maior interesse era usar a plataforma como ferramenta de marketing digital. Eu sabia que cedo ou tarde o Orkut iria ter que começar a aceitar anúncios. Infelizmente pra eles foi tarde demais, acabaram sendo ultrapassados por um concorrente de peso.
No ano de 2010, o Facebook tomou a liderança do Orkut e se tornou a maior rede social. Neste mesmo ano comecei a fazer as minhas primeiras campanhas no antigo Facebook Ads. Pela primeira vez na história da publicidade, era possível veicular anúncios segmentados por gênero, faixa etária, região geográfica, interesses e vários outros critérios permitindo uma precisão nunca antes conseguida. Foi uma verdadeira revolução!
O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE
Enquanto isto o comércio eletrônico crescia de forma acelerada em todo o mundo e principalmente no Brasil. Mesmo assim, depois de 15 anos do meu primeiro contato com a internet, a venda online de moda ainda era muito pouco representativa, somando pouco mais de 3% do valor total vendido pela internet no país. Entretanto, este cenário já estava mudando fora do Brasil, principalmente nos EUA, indicando uma tendência que muito em breve chegaria por aqui também.
Dito e feito! Nos anos seguintes a venda de moda pela internet começou a crescer no Brasil. Em apenas 2 anos, a participação do segmento mais que triplicou alcançando a terceira posição com 11% das vendas em 2012, atrás de eletrodomésticos (13%) e saúde e beleza (12%). Este fato acendeu uma luz enorme no meu radar, indicando que uma grande mudança de hábitos de consumo estava em curso e que isto era uma ótima oportunidade de negócios para quem estivesse preparado para esta nova realidade.
A MODA EM DESTAQUE
No início de 2013, eu e o meu sócio decidimos adicionar um novo serviço ao nosso portfólio: a criação e manutenção de lojas virtuais. O objetivo era entrarmos em uma nova área extremamente promissora e intimamente relacionada à experiência de 20 anos que já havíamos acumulado desenvolvendo sistemas de gestão. Começamos a trabalhar em uma plataforma de e-commerce integrada aos nossos sistemas para atender o segmento de moda com uma solução completa e automatizada.
Foram 2 anos de aprendizado em novas tecnologias, muito trabalho com desenvolvimento, testes e ajustes para que a nossa plataforma se tornasse um produto sólido e estável. No processo de construção, usamos uma empresa real, com vendas reais e problemas reais, para que tivéssemos certeza de que estávamos criando um produto com o mesmo nível de qualidade que já tínhamos conquistado com os nossos sistemas de gestão.
Enquanto isto, a participação da categoria de moda nas vendas online crescia cada vez mais no Brasil. Em 2014, o segmento de moda alcançou a primeira posição como categoria mais vendida no Brasil com 17% do volume total de pedidos e desde então se manteve, ano após ano, na liderança isolada.
A NOVA VEGA SISTEMAS
Em 2015 finalmente lançamos nossa plataforma de e-commerce no mercado. Começamos conquistando vários clientes que já usavam os nossos sistemas e conheciam o nosso modo de trabalho. A integração entre a loja virtual e o sistema de gestão comprovou ser um diferencial competitivo para nós e uma grande vantagem para os nossos clientes, gerando uma considerável economia de tempo e uma maior exatidão das informações.
Neste mesmo ano passamos a prestar consultoria em marketing digital para empresas de moda, aproveitando a experiência acumulada de 10 anos em campanhas de divulgação online através de todas as mídias digitais mais relevantes: Google, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, além do bom e velho e-mail.
Deste então, nossa missão tem sido oferecer produtos e serviços de alta qualidade que ajudem os nossos clientes a terem melhores resultados: reduzindo custos, agilizando processos, eliminando erros, conquistando mercado e aumentando as vendas.
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