Os hábitos de consumo estão mudando rapidamente. Cada vez mais pessoas pesquisam produtos e compram tudo o que precisam pela internet, sem ter que sair de casa ou do escritório, ganhando tempo e evitando o trânsito e a insegurança das grandes cidades.
No seu tempo livre, as pessoas também passam horas e horas nas redes sociais, usando aplicativos, assistindo vídeos de seu interesse ou simplesmente navegando sem destino na internet. A atenção dos seus potenciais clientes está toda nestas novas mídias. E você, está usando estes canais para divulgar sua empresa?
A Vega Sistemas é uma empresa de Goiânia, especialista em marketing digital para o setor da moda: vestuário, calçados e acessórios. Atuamos na pesquisa, planejamento, criação, monitoramento e otimização de campanhas de divulgação para que a sua empresa venda muito mais pela internet.
Veja abaixo alguns canais que utilizamos para a divulgação online:
GOOGLE / YOUTUBE
O Google é a maior ferramenta de buscas do mundo, concentrando mais de 95% de todas as pesquisas na internet. Grande parte das pessoas buscam no Google pelo produto que precisam antes de decidirem onde comprar. A sua empresa pode aparecer em destaque para estes potenciais clientes que estão prestes a fazer uma compra. Isto é feito através da veiculação de anúncios criados no Google Ads.
Além disto é possível mostrar anúncios com texto e imagem em uma infinidade de sites parceiros, desde portais de grande circulação até pequenos blogs especializados em assuntos específicos. Já os anúncios em vídeo são perfeitos para serem exibidos no YouTube. São diversas maneiras muito eficientes de manter a sua marca na mente de pessoas que tem interesse pelos seus produtos.
FACEBOOK / INSTAGRAM
O Facebook ultrapassou o número de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil já são mais de 100 milhões de contas ativas, praticamente metade da população do país. Somado ao Instagram que foi comprado pela empresa, o Facebook se tornou a rede social de maior sucesso, capturando boa parte da atenção e das verbas publicitárias que eram destinadas às mídias tradicionais, como TV, rádio, jornais e revistas.
Através do Facebook Ads é possível veicular anúncios para atingir pessoas com uma precisão nunca antes conseguida. A segmentação por gênero, faixa etária, região geográfica, interesses específicos e até faixa de renda permite alcançar as pessoas que tem maior chance de adquirir os seu produtos. Hoje em dia é um canal de divulgação praticamente obrigatório para todos que pretendem vender produtos pela internet.
O WhatsApp é outro fenômeno mundial que teve uma adesão gigantesca também aqui no Brasil. A maior parte dos smartphones no país tem o aplicativo instalado. O sucesso foi tanto que as operadoras telefônicas tiveram que se reinventar. A cada dia, cada vez menos pessoas fazem ligações, deixam mensagens de voz ou enviam SMS. Tudo isto e muito mais pode ser feito a custo zero pelo aplicativo.
Não demorou muito para que as empresas percebessem que ele também era uma ótima ferramenta de negócios. O WhatsApp ainda não aceita anúncios mas permite uma comunicação em massa com clientes atuais e potenciais com uma assertividade sem igual. Quem usa sabe, é praticamente impossível ignorar o som da notificação de uma nova mensagem. Usado da forma correta, pode valer ouro!
O bom e velho e-mail não está morto, ele ainda tem o seu lugar. É claro que não adianta comprar listas de milhares de endereços, como muitos fazem, e enviar e-mails de qualquer jeito para pessoas que não pediram e que nunca ouviram falar da sua empresa. Fazer isto é praticamente o mesmo que jogar dinheiro fora. Entretanto, se feito da maneira correta, o e-mail marketing pode trazer ótimos resultados.
O segredo é coletar, de forma contínua, e-mails de pessoas que mostraram algum interesse por seus produtos e que concordaram explicitamente em receber mensagens da sua empresa. De tempos em tempos você pode enviar promoções, lançamentos, novidades ou quaisquer informações que possam ser do interesse delas. Quando quiserem comprar, elas lembrarão da sua empresa. Pode apostar!